sábado, 15 de março de 2014

Julgar

"Quem não ouve a melodia
Acha maluco quem dança"

Baseando-me nesse verso da musica de Oswaldo Montenegro (Mudar Dói, Não Mudar Dói Muito) refleti e comecei a pensar sobre julgamentos.
È muito fácil ver alguém passar por uma situação e apontar o dedo no seu rosto dizendo que está assim porque quer. 
Não paramos para pensar sobre oportunidades e /ou dificuldades que aquele alguém passa.
Um exemplo do que vivi e vivo: vestibular.
Já tive 2 anos de experiências negativas nesse quesito, ainda não consegui alcançar meu objetivo. Nesse meio tempo tomei decisões que inicialmente foram drásticas, como limitar minhas saídas e focar mais em estudar. Perdi a conta das vezes que me disseram que eu estava ficando doida. É bem fácil vir me dizer que devo parar com essa loucura de pagar cursinho sendo que já podia ter aplicado esse dinheiro em uma faculdade particular. É cômodo dizer "eu não aguentaria". 
Pouquíssimos fazem esforço para entender. A prova disso é que várias pessoas se afastaram totalmente. 
Não sabem a musica, não estão ouvindo a melodia, não entendem a dança.
Então, acredito que vale a pena essa reflexão, antes do julgamento.
É até base para minimizar o preconceito. Colocar-se no lugar do outro, ou pelo menos ter um olhar mais sensível.
Fica aí o link com a letra da música base, que por sinal é muito bela!

Por hoje é: só.
Até mais!